top of page
Buscar

Como identificar os Chakras Bloqueados

Tudo na vida é uma questão de equilibrio - equilíbrio corpo, mente e espirito. É com eles que temos o equilíbrio em vários aspetos da nossa vida.


Aqui irás perceber quais os chakras que estão desiquilibrados e o que podes fazer para os equilibrar.


Mas primeiro, vamos saber o que são os Chakras!


O que são Chakras? De origem do sânscrito, a palavra Chakra significa “roda de luz”.

Neste sentido, eles representam os centros de energia conectados com nosso corpo. Cada Chakra tem uma relação direta com algum órgão do corpo. Existem muitos Chakras, mas os principais são 7.


1 - Chakra Raiz ou Base

Localização: Base da nossa coluna vertebral.

Nome em sânscrito: MULADHARA

Mantra: Lam.

Cor: Vermelho.

Elemento: Terra.

Funções: Traz vitalidade para o corpo físico.


Sintomas de bloqueio do chakra: Diarreia; problemas relacionados com as partes duras do corpo (ossos, dentes, coluna vertebral); pouca resistência física e psíquica; preocupação excessiva; insegurança; ansiedade constante por uma vida mais agradável e menos exigente .


Sintomas de hiperatividade do chakra: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência; Irritabilidade e agressividade; pensamentos centrados em bens materiais, Isolamento; Prisão de ventre; Utilização constante de mecanismos de defesa (negação, minimização, racionalização etc) .


Derivado à sua localização ele rege nossa relação com a terra, os instintos primitivos, a vontade de viver, vitalidade, a relação com o que é material, é onde se localiza a energia da Kundalini.

Quando bem equilibrado, ele traz a ação, motivação, força de vontade e perseverança para atingir os objetivos.

Fisicamente, ele rege os ossos, útero (nas mulheres), próstata (homens), coluna vertebral, região lombar, membros inferiores, intestino. O que significa que algum sintoma envolvendo esses pontos da anatomia, pode indicar uma disfunção no chakra.


Afirmações que ajudam a equilibrar esse chakra:

  • Eu me sinto seguro! Eu confio em mim mesmo!


2 - Chakra Sacro ou Umbilical

Localização: zona sacra ou umbilical.

Nome em sânscrito: SWADHISTANA

Mantra: Vam

Cor: Laranja

Elemento: Água

Funções: Criatividade; sexualidade; busca pela felicidade


Sintomas de bloqueio do chakra: Problemas ao nível da intimidade, sentir que está constantemente ferindo a si mesmo, evita ligar-se intimamente com outra pessoa, tem uma impressão negativa de si mesmo (baixa autoestima) e sente-se desligado daqueles que o rodeiam. Problemas físicos na área da bacia/ancas, nos órgãos sexuais, rins, bexiga, problemas relacionados com urina, sangue, infertilidade, fadiga crónica e ataques de pânico.


Sintomas de hiperatividade do chakra: Uso da sexualidade como uma droga que vicia (compulsão sexual); desvio da energia criativa; incertezas e tensões em relação ao sexo oposto (ciúmes); emoções descontroladas, reações exageradas.


Quando bem equilibrado sentimo-nos mais expansivos, gera expressividade e criatividade em abundância, trabalhamos melhor e com mais vitalidade.

Fisicamente, ele rege o intestino delgado e o intestino grosso. Pelo que devemos estar atentos a possíveis problemas como obstipação ou diarreia. Também devemos estar atentos a possíveis problemas de anemia, hipoglicemia, dores na parte de baixo das costas, problemas nos rins e fígado, além de falta de vitalidade.


Afirmações que ajudam a equilibrar esse chakra:

  • Eu sou responsável pela minha própria realidade! 


3 - Chakra do Plexo Solar

Localização: zona do umbigo.

Nome em sânscrito: MANIPURA

Mantra: Ram

Cor: Amarelo

Elemento: Fogo

Funções: Identidade; força/poder pessoal; comunicação; autoestima


Sintomas de bloqueio do chakra: falta de energia, nervosismo; problemas físicos relacionados com a parte inferior das costas, com a cavidade abdominal, pâncreas, sistema digestivo, estômago, fígado, baço, vesícula biliar e sistema nervoso vegetativo; desânimo; ver obstáculos em tudo; raiva; angústia; ansiedade; tendência à fuga de novos desafios e baixa auto-estima.


Sintomas de hiperatividade do chakra: problemas físicos relacionados com a parte inferior das costas, com a cavidade abdominal, pâncreas, sistema digestivo, estômago, fígado, baço, vesícula biliar e sistema nervoso vegetativo; tentativa de controle de pessoas e situações; insatisfação, vazio; ausência de serenidade interior; irritabilidade.


Quando bem equilibrado sentimo-nos mais expansivos, gera expressividade e criatividade em abundância, trabalhamos melhor e com mais vitalidade.


Afirmações que ajudam a equilibrar esse chakra:

  • Eu posso! Eu realizo!


4 - Chakra Cardíaco

Localização: zona do peito.

Nome em sânscrito: ANAHATA

Mantra: Yam

Cor: Verde

Elemento: Ar

Funções: Cardíacas e pulmonares. Diretamente ligado à glândula Timo


Sintomas de bloqueio do chakra: problemas relacionados com o coração, com a parte superior das costas, com o peito e a cavidade torácica, pulmões, pele, sangue e circulação sanguínea; vulnerabilidade e dependência emocional; hipersensibilidade; dificuldade para lidar com frustrações; dificuldade excessiva de lidar com rejeições; dificuldade de estabelecer intimidade; frieza, indiferença; depressão.


Sintomas de hiperatividade do chakra: dedicação com expectativa de ganho (geralmente afetivo e/ou material); desilusão constante, quando o referido anteriormente não é realizável; tentativa de passar a imagem de alguém forte e que não precisa de amor e cuidados para esconder a própria fraqueza e o medo de ser rejeitado; problemas relacionados com o coração, com a parte superior das costas, com o peito e a cavidade torácica, pulmões, pele, sangue, há quem defenda a teoria de que quando este chakra está permanentemente hiperativo pode causar problemas ao nível do cancro da mama (embora não esteja devidamente comprovado).


Quando bem equilibrado sentimos uma grande paz interior, temos amor-próprio; a nossa capacidade de aceitação é elevada, bem assim como a de perdoar; ficamos mais alegres e despertos para o amor (seja ele de que tipo for).


Afirmações que ajudam a equilibrar esse chakra:

  • Eu amo e sou amado! 


5 - Chakra ou Laríngeo

Localização: zona da garganta.

Nome em sânscrito: VISHUDDA

Mantra: Ham

Cor: Azul claro ou Turquesa

Elemento: Éter

Funções: Ligado à tiroide.


Sintomas de bloqueio do chakra: sensação de nó na garganta, problemas físicos relacionados à garganta, nuca, queixo, ouvidos; à voz, traqueia, região pulmonar, esôfago e braços. excesso de racionalismo e objetividade (frieza ao falar); tendência a falar alto; utilização da linguagem para manipular/controlar as pessoas; dificuldade de se expor; timidez, superficialidade; medo da opinião dos outros; dificuldade para saber o que quer; sentimentos depressivos; sensação de vazio na vida; transtornos de ansiedade; falta de autocontrole.


Sintomas de hiperatividade do chakra: tentativa de controle através da palavra e da argumentação; culpa e medo; ações imponderadas.


Quando bem equilibrado temos uma maior facilidade de comunicação; maior auto- conhecimento, principalmente do seu Eu, permitindo uma maior evolução espiritual e conhecimento aprofundado das nossas responsabilidades para com o Universo; maior percepção daquilo que nos rodeia (Universo Físico e Espiritual); melhor qualidade das capacidades respiratórias; equilíbrio da tiroide; purificação da nossa energia interna.


Afirmações que ajudam a equilibrar esse chakra:

  • Eu comunico com sabedoria! Eu expresso meus sentimentos!


6 - Chakra Frontal ou Terceira Visão

Localização: situa-se entre os olhos.

Nome em sânscrito: AJÑA

Mantra: Om

Cor: Azul índigo

Elemento: Todos

Funções: Ligado à pituitária.


Sintomas de bloqueio do chakra: dificuldade de raciocínio, dificuldade em pensar claramente; dificuldade em encontrar significado na própria vida; não acreditar na sua intuição; dificuldade em tomar decisões; excesso de pensamentos, tornando-se tudo muito confuso; não ter a capacidade de ouvir a sabedoria interior.

Fisicamente pode apresentar os seguintes problemas: rosto, olhos, ouvidos, nariz e cavidades adjacentes; sinusite, dores de cabeça; ataques de pânico; falha de memória e confusão mental.


Sintomas de hiperatividade do chakra: dores de cabeça; viver em função do intelecto (geralmente muito desenvolvido) e da razão; arrogância intelectual; entender a espiritualidade como contrária à ciência; tentativa de controle das pessoas pelo poder mental; problemas físicos relacionados com o rosto, olhos, ouvidos, nariz e cavidades adjacentes e ao sistema nervoso central.


É deste chakra que saiem os comandos para o nosso corpo, por isso quando bem equilibrado temos intuição elevada e uma maior clarividência. Temos uma maior capacidade em tomar decisões e a pensar com clareza. É o chakra que está relacionado com a criatividade, imaginação e as artes.


Afirmações que ajudam a equilibrar esse chakra:

  • Eu sou consciente e estou atento aos meus pensamentos!


7 - Chakra ou Chakra Coronário

Localização: situa-se no topo da cabeça.

Nome em sânscrito: SAHASRARA

Mantra: Ang

Cor: Violeta, Roxo, Branco ou Dourado

Elemento: Todos

Funções: Ligado à glândula pineal.


Sintomas de bloqueio do chakra: Isolamento, solidão, frustração, fobias; tendências suicidas; perda da nossa Fé, desconexão do mundo espiritual e conexão ao mundo material; incapacidade de seguir a orientação de energias elevadas; dores de cabeça e enxaquecas frequentes; sentimentos de dependência a padrões de más decisões; medo da mudança.


Sintomas de hiperatividade do chakra: Sim é possível ter o chakra da coroa hiperativo. Se for esse o caso, você vai ser um viciado em espiritualidade, até mesmo ao ponto de ignorar as necessidades do seu corpo. Você vai precisar de se sentir popular e ter o seu estatuto reconhecido e ser sempre o centro das atenções. Além disso, você pode ter uma imaginação supra erótica e muitos pensamentos que giram em torno disso.


“Ter a uma mente aberta” é uma expressão que faz todo o sentido quando o assunto é o Sétimo Chakra. Localizado no topo da cabeça, ele é o responsável pela nossa conexão espiritual e representa a nossa ligação íntima com o Universo, uma Energia Superior, Deus (o nome é dado de acordo com a Fé e crença de cada um).


Afirmações que ajudam a equilibrar esse chakra:

  • Eu sou parte do todo! 


Se queres saber mais sobre este assunto, podes adquirir o meu livro sobre os Chakras, nele vais encontrar mais pormenores sobre o modo de equilibrar cada um deles, bem assim como os cristais, os óleos essenciais, as atividades.


©Todos os direitos reservados Helena Marinho


 
 
 

Comments


bottom of page